Bem-Vindo à Exposição
O Banco de Lisboa foi instituído por carta de lei datada de 31 de dezembro de 1821. A sua criação foi acalentada e decidida pelas Cortes Constituintes de 1821-1822, convocadas na sequência dos pronunciamentos militares de 1820 (a 24 de agosto, no Porto, e a 15 de setembro, em Lisboa) que marcaram o arranque da revolução liberal portuguesa.
A celebração do bicentenário desses momentos decisivos para a construção de uma moderna monarquia constitucional serve de oportuno pretexto para se aprofundar o conhecimento dos eventos, dos personagens e das instituições que melhor caracterizam um período histórico intensamente vivido. A criação do Banco de Lisboa foi elemento crucial de um processo de mudança e inovação institucional que abalou as estruturas económicas, sociais e políticas da sociedade de antigo regime. A sua gestação foi associada à necessidade de reorganização da circulação monetária e à satisfação de compromissos do Estado perante credores particulares. Eram matérias que os regeneradores liberais entendiam prioritárias para a reabilitação do crédito público, para a promoção de um estado de confiança entre a sociedade civil e as instâncias representativas dos poderes legislativo, executivo e judicial.
Atendendo à relevância dos motivos que estão na base da sua criação, afigura-se especialmente oportuno revisitar a história do Banco de Lisboa, associando-a à história da revolução liberal portuguesa iniciada em agosto e setembro de 1820. É justamente esse o propósito desta exposição virtual que convida os visitantes a percorrerem seis núcleos temáticos dedicados à história do Banco de Lisboa e ao contexto económico e político subjacente, e contactar com o dia-a-dia desta instituição através do acervo do Arquivo Histórico do Banco de Portugal, bem como da Biblioteca do Banco de Portugal e do Museu do Dinheiro.
Ficha técnica
Coordenação Geral
Baltasar Cordeiro
Filipe Fernandes
Edição e inserção de conteúdo
Departamento de Serviços de Apoio - Arquivo Histórico do Banco de Portugal
Volodymyr Mykhayliv
Pedro Dantas
Produção de textos
José Luís Cardoso
João Pedro Vieira
Filipe Fernandes
Traduções
Departamento de Relações Internacionais
Joana Rocha de Lima
Viviane Henriques
Apoio Informático
Departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação
Isabel Coutinho
David Gonçalves
Eduardo Dias
Apoio Conceptual
Departamento de Comunicação e Museu
Luís Campos
Webdesign e Desenvolvimento
BY - Interactive Brands Agency